segunda-feira, 29 de agosto de 2011

3ª Colóquio Amapaense de Fotografia

 
A fotografia está presente em todas as fases de nosso cotidiano desempenhando uma infinidade funções: precisamos de fotografias para tirar documentos, para registrar eventos importantes de nossas vidas, para provar algo na justiça, para compor páginas de jornais e revistas, para ilustrar peças publicitárias e por aí vão se multiplicando as diversas possibilidades de uso social da imagem fotográfica.
A fotografia é tão importante que ganhou o dia 19 de agosto para ser a data na qual o mundo inteiro comemora a sua existência. Em nosso estado chegamos, nesse ano de 2011, a terceira edição do Colóquio Amapaense de Fotografia que, desde 2009, vem fomentando e estimulando a prática fotográfica localmente. Essa terceira edição acontecerá entre os dias 06 e 10 de setembro e está sendo conduzida por três realizadores: Museu da Imagem e do Som do Amapá (SECULT/MIS-AP), SESC-AP e o Núcleo de Fotografia Contemporânea da UNIFAP (NUFOC).



Miguel Chicaoka (foto: Walda Marques)

A programação desse ano foi ampliada e ganhou um reforço especial com a presença de Miguel Chikaoka, idealizador do projeto Foto Ativa, referência nacional no ensino e na prática fotográfica. Miguel estará em Macapá na abertura do evento que acontecerá dia 06.09, no Teatro das Bacabeiras, às 18h30min, para conduzir a palestra Fototaxia, em busca do elo perdido e, no dia seguinte, a oficina de fotografia intitulada Caixa Mágica I.
 

 
Oficina de Fotografia 2010

O evento também prestigiará os fotógrafos pioneiros do estado que serão homenageados na cerimônia de abertura. Durante toda a semana a fotografia continuará em evidência através de espaços como:


- Mostras de filmes;
- Leitura de portfólios;
- Portfólios comentados;
- Mesas redondas;
- Palestras;
- Cursos;
- Exposições;
- Maratona Fotográfica;


A idéia do evento é promover a arte fotográfica no estado e explicitar seu potencial cultural e artístico, aglutinando fotógrafos profissionais, amadores, entusiastas e a sociedade em geral. Vai ser uma semana repleta de momentos para debater, fazer e pensar a fotografia amapaense.
Serviço:
Abaixo, mais detalhes sobre a programação do evento que é toda gratuita, exceto o curso de Introdução a fotografia, para o qual será cobrada taxa de R$ 15,00.
Mais informações é só acessar o blog do MIS-AP:
Ou pelo e-mail:

 ou CLick nesta imagem

Programação
06.09 (Terça)
13-15h
Credenciamento
[Auditório do MIS]
15-18h
Início do curso de Introdução a fotografia
[Auditório do MIS]
18h30min – 20h
Abertura Oficial:
- Homenagem aos fotógrafos pioneiros do Amapá;
[Teatro das Bacabeiras]
20h – 22h
Palestra:
Fototaxia, em busca do elo perdido
[Teatro das Bacabeiras]
07.09 (quarta)
10 -12h
Leitura de Portfólio
[Auditório do MIS]
14-18 h
Oficina: Caixa Mágica I
[Casa da Cultura – SESC Araxá]
15-18h
Curso de Introdução a fotografia
[Auditório do MIS]
18h30min – 20h
Exibição comentada do filme:
Nascidos em Bordéis
[Auditório do MIS]
20h – 22h
Mesa Redonda:
O uso da fotografia no contexto escolar
[Auditório do MIS]
08.09 (quinta)
10 -12h
Leitura de Portfólio
[Auditório do MIS]
15-18h
Curso de Introdução a fotografia
[Auditório do MIS]
18h30min – 20h
Mostra de Portfólio:
(Elaina Rafaela Souza)
[Auditório do MIS]
20h – 22h
Mesa Redonda:
Panorama da fotografia contemporânea
[Auditório do MIS]
09.09 (sexta)
13-15h
3º Maratona fotográfica do MIS
[Auditório do MIS]
15-18h
Mostra de Portfólio
(Jonata Lacerda)
[Auditório do MIS]
20h – 22h
Abertura da
Exposição Fotográfica “Tempo do Olhar”
(Galeria Antônio Munhoz- SESC/AP)
10.09 (sábado)
13-15h
Seleção das fotos da maratona
[Auditório do MIS]
15-18h
Exposição das fotos da
Maratona Fotográfica
[Praça Veiga Cabral]
18h30min – 20h
Programação Cultural
[Praça Veiga Cabral]
- Curso de Introdução a fotografia:
O curso abordará noções básicas envolvidas no registro fotográfico e será voltado para alunos iniciantes. Serão abertas 20 vagas, o curso terá carga horária de 15h/a com direito a certificado e a taxa de inscrição será de R$ 15,00. O período de inscrições será de 22.08 a 05.09.2011 no Museu da Imagem e do Som no horário de 9 às 12h e de 14 às 18h, segundo piso do teatro das Bacabeiras.
Ministrante: Amilton Matsunaga
- Oficina Caixa Mágica I
A oficina é voltada para crianças, adolescentes, adultos, educadores e artistas. Os participantes aprendem a construir um modelo de câmera obscura utilizando uma folha de papel cartão e um pedaço de papel vegetal. A combinação de técnicas de dobraduras, colagem e desenhos com jogos e brincadeiras sensoriais, buscam valorizar o fazer e instigar a busca pela compreensão do principio científico da formação da imagem. O impacto da visualização da imagem a partir de um objeto construído com as próprias mãos abre janelas para o desenvolvimento de atividades transversais.
Palestrante: Miguel Chikaoka
- Palestra: Fototaxia, em busca do elo perdido.
O intuito deste relato é compartilhar pensamentos e questões que surgiram no decorrer das práticas com processos de re-conhecimento (ensino-aprendizado) dos fundamentos científicos que regem o funcionamento dos aparatos destinados à captação de imagens que se produzem com o deslocamentos das ondas luminosas.
Palestrante: Miguel Chikaoka
- Leitura de portfólio:
Esse espaço da programação é reservado a fotógrafos iniciantes que desejem apresentar seu portfólio fotográfico a uma equipe de fotógrafos mais experientes para que estes possam analisar e comentar as imagens fazendo orientações sobre o material apresentado, buscando aprimorar a técnica, o estilo e mesmo as referências visuais do autor do portfólio.
Comentários de: Cristiana Nogueira, Amilton Matsunaga e Alexandre Brito
- Exibição de Filmes:
A programação do Colóquio exibirá o filme Nascidos em Bordéis que aborda a fotografia como elemento transformador de realidades sociais de suas narrativas. Após a sessão, haverá debate sobre como cada filme desenvolveu o tema.
Comentários: Amilton Matsunaga
- Mostras de Portfólio:
As mostras de portfólio são espaços para que fotógrafos já têm uma linha de trabalho desenvolvida possam mostrar suas imagens ao público e comentar a respeito de suas referências, técnicas de trabalho e equipamentos. Dentro das mostras também haverá espaço para que o público converse com autor das imagens apresentadas.
- Mesa redonda: O uso da fotografia no contexto escolar:
Esta palestra colocará em debate formas de se usar a fotografia dentro do contexto escolar como uma possibilidade de estimular a alfabetização visual e criar um espaço de reflexão sobre a fotografia na rotina de nossos professores e alunos.
Debatedores: Augusto Oliveira, Mônica Dias, Regis Cavaleiro
- Mesa redonda: Panorama da Fotografia Contemporânea
Nesse momento teremos a possibilidade de perceber como a fotografia contemporânea vem ampliando e tencionando a retórica fotográfica através da apresentação de imagens e artistas da fotografia atual.
Debatedoras: Adriana Pantoja , Carla Antunes e Cristiana Nogueira
- 3º Maratona fotográfica do MIS:
A maratona fotográfica busca estimular o interesse pela fotografia entre a comunidade macapaense e, ao mesmo tempo, se constituir em um espaço cultural no qual a fotografia possa interagir com outras manifestações artísticas.


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Super-herói

Desculpa a tardança, como hoje (19/08) se comemora o dia mundial da fotografia, eu não poderia deixar de postar umas fotos para vocês meus amigos leitores e amantes dessa arte, espero que gostem, valeu e compartilhem essa idéia.



Quando criança sempre quis ser um super-herói, adorava correr, subir em arvores e atentar meus amigos, mais nunca tiver super poderes...
... Um dia conheci o desenho, gostava de desenhar, desenhava meus heróis, homem-aranha, os cavaleiros do zodíaco, Batman... Mais sempre com essa vontade de ser um herói.
Queria ter uma super visão, que fosse bem longe, ou o poder de congelar as pessoas como uma escultura, ou melhor, fazer as outras pessoas terem poderes...
...então comecei a gostar de fotografia, fazia fotos de tudo e de todos.
Ficava ali atrás da câmera só esperando o momento certo para “rouba-los” das pessoas, às vezes por um longo tempo no mesmo lugar, aguardava com paciência para capturar uma ação repentina da vida e com a luz poder “pintar” um quadro inédito do ser humano.

Certo dia, parei e percebi que como fotógrafo eu poderia ter super poderes e realizar meu sonho de fazer tudo o que eu sempre quis... Congelar, olhar bem longe e dar poderes as outras pessoas... Mais não só isso, eu poderia fazer as pessoas sorrirem, chorar, amar, ter raiva, conhecer outros lugares, ver o que “ninguém” poderia ver... Guardar momentos e histórias das pessoas, não viver o momento e sim guardar para os outros.

Descobri que as pessoas, podem ter seus super poderes só basta querer, eu não sou um super-herói e nem tenho super poderes de verdade... Mais com a fotografia você pode tudo.


Maksuel Martins



Feliz dia mundial da Fotografia!!!