segunda-feira, 25 de abril de 2011

Documentário: Lixo Extraordinário


Bom... Como eu tinha falado antes, vou falar sobre Cinema.

Aproveito a oportunidade para falar desse Documentário muito bom, indicado ao Oscar de Melhor Documentário esse ano de 2011, que tem como tema o trabalho de um dos maiores artistas plásticos do Brasil e do Mundo, Vik Muniz, eu tinha que falar desse Doc, por que antes de tudo Vik Muniz é fotografo também.

Jardim Gramacho - Rio de Janeiro

 Esse cara é foda... Ele faz releitura de fotos ou quadros conhecidos, primeiro ele e outras pessoas catam lixo em vários locais, depois ele monta a imagem que vai ser fotografada com esses “lixos”.


Fotografando o modelo...

 
...E aqui a releitura da foto na cartaz do Filme.

Para quem não lembra, ele teve seu trabalho na abertura de uma novela da Globo "Passione", de sucatas e lixos transformados em retratos e paisagens. Ele é Fotógrafo, artista plástico e desenhista.
Lixo Extraordinário mostra a transformação do material descartado em obras que compõem as paredes da alta sociedade carioca. 


 
           Cena da abertura da novela "Passione"         


O documentário mostra o encontro de Vik Muniz com sete trabalhadores locais, entre eles Tião Santos, presidente da Associação de Catadores do local, que produzem certa interferência na obra do artista brasileiro radicado em Nova Iorque. A maior parte dos diálogos acontecem em inglês, exceto as cenas com os moradores do Jardim Gramacho. 

Outras fotos:



No site do filme tem umas coisas legais...tipo Facebook, Twitter, Youtube e comunidade no Orkut, entre la e saiba mais sobre o filme.
http://www.lixoextraordinario.net/


E aproveito para dizer que esse filme vai passar no Clube de Cinema do MIS.


Dia 30 de Abril
No 2º piso do Teatro das Bacabeiras
Entrada franca
Começa às 18h30min!

2 comentários:

  1. Ansiosa por esse DOC...

    ^^
    Trabalho extraordinário do Vik Muniz....

    ResponderExcluir
  2. Esse cará realmente faz um trabalho fantástico! Digno de admiração. Palmas para o Vik Muniz, um talento que merece ser reconhecido. Valew Mak!

    ResponderExcluir