quinta-feira, 26 de maio de 2011

Fotos de Viagem

 Esse lance de viajar é muito bom, queremos fazer fotos de tudo que vemos e no fim da viagem o cartão ou o filme da câmera já está cheio... De imagens que nem sempre usamos, na hora que precisamos realmente da câmera não temos espaço no cartão.

Então é sempre bom levar duas vezes o numero de baterias ou cartão de memória em suas viagens e sempre ficar ligado para capturar a melhor imagem.
.

Fui muito bem recebido pela galera do Skate de Oiapoque!


 Avestruz - Tartarugalzinho


 Um lugar muito louco em Oiapoque


 Senhor Tocando - Oiapoque


Rio Oiapoque


Beira Rio - Oiapoque

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Eu e ela...

Sabe... Eu nunca tive muita intimidade com ela... Além de achar ela muito linda e perfeita.
Ela sempre me persegue... Me olha, me deixa parado com seu olhar maravilhoso... Mas às vezes tenho raiva dela ou de mim mesmo... Por não poder captar toda sua beleza e luz... O mais perto que cheguei dela foi semana passada. 


Fui para o parque do forte encontrá-la... Já que nas outras vezes era ela que vinha ao meu encontro, pela rua ou pela janela de minha casa.
E depois de umas 2 horas esperando. Ela aparece toda envergonhada... Preguiçosa para me dar aqueles 40 segundos de prazer, mesmo sendo apenas por alguns segundos fiquei feliz ao reencontrá-la, ali debaixo da árvore, escutando o vento, o rio... Eu e ela... A Lua.



 Foto: Maksuel Martins




Texto: Maksuel Martins

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Quais atributos definem o que é válido ser guardado no tempo?

 
 
 
 
Compondo a programação do MIS-AP para a 9ª Semana nacional de Museus, o professor Ms. Luciano Magnus (UNIFAP) ministrará instigante palestra para discutir as complexidades que se apresentam na atuação de museus no século XXI.
Argumento da palestra do prof. Ms. Luciano Magnus:

Em tempo quando preocupações sobre perdas e permanências a respeito de processos e elementos sócio-culturais parecem se fortalecer, é importante pensar o que vem a ser isso que repercute no contexto do memorialístico e patrimonial.

Pensar é fazer referências, fontes essas que estão no tempo, que influenciam e provocam a memória a pensar não somente até onde essa rememoração alcança, mas igualmente pensar sobre com quais atributos se define o estatuto do que é válido ser guardado no tempo, mas como pensar suas relações com o presente atualizado do que fica e é revivido, mas igualmente suas relações com o futuro. É nesse contexto que se situa a natureza da inquietação do recorte do tema presente.

Se forem validas perguntas pedagógicas e provocadoras: É possível pensar uma memória (enquanto conceito e processo) que guarda em suas dinâmicas discursos pertinentes sobre/ para o futuro? O museu seria o lugar-tempo desses recortes discursivos em concorrência com as narrativas do cotidiano? Uma possibilidade de pensar representações do passado no futuro seria atualizações no presente, coisa que os museus teriam condições de realizar? Diante dessas provocações, vamos refletindo a natureza do que permanece, fica e passa, tendo o espaço museológico esse campo de análise.
 
 
informações: http://museudaimagemedosom.blogspot.com/

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Atenção amantes da fotografia: 2ª maratona fotográfica do MIS

O MIS-AP tem a honra de divulgar o regulamento de sua 2ª Maratona Fotográfica que é aberta a todos os públicos. Agora, é só sair em busca de imagens que transmitam como você vê Macapá! BOns clicks a tod@s!

9ª Semana Nacional de Museus
2ª Maratona Fotográfica do MIS
Museu da Imagem e do Som do Amapá


- A 2ª Maratona Fotográfica do MIS é um evento de caráter educativo e cultural que busca promover a arte fotográfica, a cultura e as paisagens naturais e urbanas do Estado do Amapá. Ela esta inserida na programação da 9ª Semana Nacional de Museus, que acontece no Brasil todo através das ações de mais de 1009 museus que realizarão 3080 eventos, o Museu da Imagem e do Som do Amapá está participando desta rede.

- Para participar da maratona fotográfica o interessado deve fazer até 04 (quatro) fotografias como o tema Como vejo Macapá, impressas no tamanho 15x21 cm, preencher a ficha de inscrição disponível no MIS-AP e entregá-las no próprio museu em envelope identificado da seguinte forma: “2ª Maratona Fotográfica do MIS”;

- As inscrições na 2ª Maratona Fotográfica do MIS podem ser efetivadas no Museu da Imagem e do Som, no período de 16 a 21 de maio, no segundo piso do Teatro das Bacabeiras, das 9:00 às 12:00 e das 15:00 às 18:00 horas, gratuitamente;

- As imagens devem também ser entregues em formato digital no ato da inscrição. Essa entrega pode ser feita através da gravação dos arquivos em CD, DVD, ou mesmo em pen drive para que sejam salvas pelos funcionários do MIS-AP nos computadores da instituição;

- A 2ª Maratona Fotográfica do MIS não é um evento competitivo;

- Os autores das imagens inscritas na 2ª Maratona Fotográfica do MIS, autorizam, de imediato, a incorporação das fotografias de  sua autoria ao acervo do MIS-AP, podendo essas serem utilizadas nas atividades e nos materiais de divulgação museu, sem que este tenha que arcar com qualquer valor indenizatório. Ficam garantidos os respectivos créditos;

- As imagens inscritas na 2ª Maratona Fotográfica do MIS serão apresentadas a comunidade dia 21.05.2011, em exposição montada na Praça Veiga Cabral a partir das 15 às 19:00;

- O Museu da Imagem e do Som do Amapá reserva-se o direito de não expor fotografias que, por ventura, avalie que não contemplam o tema da maratona;

- Este regulamento também estará disponível no endereço eletrônico do MIS-AP: http://museudaimagemedosom.blogspot.com;

- É permitida a participação de menor de idade desde que o responsável assine a ficha de inscrição autorizando a participação do menor.


domingo, 15 de maio de 2011

Disco Voador!

Mensagens dos grafiteiros

Lembro que antes de ser ou querer ser fotógrafo, eu estudei no Cândido Portinari por um ano, fiz desenho, mas como o Alexandre Brito fala “Todo fotografo é um desenhista frustrado”. Abandonei o desenho pra ficar com a fotografia, lembro Também que quando fui pela primeira vez ao Cândido fiquei observando a arquitetura do prédio que para mim era como um disco voador “coisas de menino novo”, fiquei pensando nisso (matutando) “Se isso é um disco voador, então essas pessoas são extraterrestres”... Sim claro por que não?

Artistas fazem suas exposições na rua como forma de protesto


Cara como uma pessoa pode fazer coisas tão maravilhosas com tinta, argila, madeira, ferro e com qualquer outro tipo de material? E ter uma imaginação mais louca que a minha?
Só podem ser extraterrestres.

 Abandonado

Depois foram esquecendo o “disco voador” ate que um dia transferiram a Escola para um prédio ALUGADO por um tempo para a REFORMA do prédio original, mas parece que ele estava muito danificado com risco de desabamento, então falaram em demolir... Coisa que deixou muita gente “Feliz”, mas os anos passaram e nada foi feito... Nem vamos falar da Escola de Música Walkiria Lima (essa é outra história).

Então, meus amigos leitores, na sexta, dia 13 de maio, fui devolver uns DVDs em uma locadora perto do antigo Portinari... Quando passei por ali vi uma cena muito triste... O abandono de um dos ícones da arte no Estado do Amapá.

Para explicar melhor o que estou escrevendo... “Roubei” algumas imagens, que são muito... Mas muito tristes...










 




 

Comente, deixe sua opinião...Se der siga o blog...Obrigado(a) pela visita e volte sempre que puder!!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Oiapoque

Depois de vários dias sem poder postar alguma coisa aqui, voltei!

  
(Foto: Augusto  Pessoa) - Ao fundo Cidade de Oiapoque - AP

(Foto: Maksuel Martins )  - Professores no curso


Seguinte... Esse fim de semana fui fazer um trabalho voluntario em OIAPOQUE,
Foi à segunda vez que visitei a Cidade por onde começa o Brasil, teve palestras e oficinas para os professores, em temas Ambientais, mais a melhor parte foi levar os Quelônios para uma praia e solta-los no rio, Muito firme...


  
 Projeto Quelônios  - Tracajá

 
(Foto: Maksuel Martins) - Ponte binacional do Rio Oiapoque
Aprendi coisas muito importantes para o Meio Ambiente, que devemos respeitar os animais e a floresta, por que um dia isso tudo pode não ter mais... Fazendo pequenos gestos podemos mudar nosso mundo.



 (Foto: Maksuel Martins) - Arara Vermelha

Se ficarmos de braços cruzados não vamos ter mais animais e nem plantas para ver ou ate mesmo para nos proteger!

(Foto: Maksuel Martins...no Automatico) - Galera do Bem

Bom saber que tem pessoas que fazem qualquer coisa, mais é qualquer coisa para proteger os animais.
Como já falei... Não sou jornalista... Quero ser fotografo... Então a única maneira de falar o que passei em Oiapoque é com imagens...

 
Foto: Maksuel Martins
 
Foto: Maksuel Martins  - Papagaio


 
Foto: Maksuel Martins  - Ponte binacional do Rio Oiapoque

 
Foto: Maksuel Martins  - Tracajá


 
Foto: Maksuel Martins  - Clevelândia  - Oiapoque - Ap

Foto: Maksuel Martins  - Rio Oiapoque - Ap



Se gostar comente ou siga!
Valeu pela Visita, volte sempre que puder!!